Sunday, May 11, 2008

Lume aceso



Na divisão dos genes, a sis ficou com a mão certa para os doces, eu fiquei com mão inclinada para trabalhar dentro do género dos salgados.
Aos sábados ou domingos, ao almoço, gosto de tomar conta da cozinha e deixar-me levar pelos ingredientes, misturar receitas, inventar.
Gosto de cozinhar e não me sinto conservadora ou diminuída por admitir que me dá prazer passar horas na cozinha a desarrumar a gaveta dos temperos, a sujar tachos e panelas só não gosto de cozinhar só para mim, preciso de audiência, crítica até porque na maior parte das vezes acabo por comer menos se for eu a cozinhar.
Mas...
Em conversa com uma rapariga da minha idade fiquei a saber que ela se orgulha, não só, do facto de não saber cozinhar mas também de se recusar a aprender, com o argumento de que se um dia viver com alguém é bom que esse "alguém" saiba ou aprenda a fazê-lo.
Para além de ser o argumento mais estúpido que ouvi nos últimos tempos (ultimamente não tenho visto muita televisão), é a isto que eu chamo "machismo feminista" e da pior espécie.
Sou capaz de compreender que as pessoas não tenham tempo, ou até que não tenham muito jeito mas não compreendo alguém, independentemente do género, que se recuse a aprender seja o que for!

Vou-me deixar de teorias que o almoço não se faz sozinho e ainda há umas instalações à minha espera...

No comments: