Monday, May 26, 2008

Bairro I



No novo bairro, que depressa me acolheu, existem imensas personagens dignas de nota, hoje particularizo uma não só por ser especial mas também porque me veio visitar.

Quando começaram as mudanças o Sr Gomes foi a primeira pessoa que conheci. Reformado "dos caminhos de ferro", cultiva, há dezenas de anos, uma horta num campo vizinho ao meu, onde ele estiver, está também uma bonita cadela rafeira, cor de mel, a quem ele deu o nome de Andorinha. Ao contrário das minhas laranjeiras que só dão trabalho e lindas folhas verdes, as do Sr Gomes dão frutos enormes, sumarentos, com uma pequena saliência numa das extremidades, ou como ele lhes chama, "Laranjas de Embigo" e sempre que chega altura de as colher toca à minha campainha, com um saco a rebentar pelas costuras "...porque têm muitas vitaminas Cs."
Entre as laranjas, as couves e outros bens cultivados pela sua mão experiente ainda recebo lições de horticultura e botânica, conselhos sobre a minha relva (que não há maneira de crescer direita!) e as minhas laranjeiras (que nunca deram sequer uma laranja para servir de amostra).

O sol espreitou durante umas horas, razão mais que suficiente para abrir as janelas, por um pé no jardim bastante desgovernado, enquanto fumo um cigarro, antes de voltar para a luz macilenta do computador.

Ouço a Andorinha a ladrar, logo depois vejo-a a correr atrás de uns melros, o Sr Gomes está por perto. Quando me vê, do outro lado do muro, pára, tira o boné desbotado do sol e cumprimenta-me com o seu sorriso habitual, mas desta vez parece atrapalhado, fita as ervas daninhas altas do meu lado, chego a pensar que me vai dar um raspanete por andar a descuidar o pequeno jardim, mas em vez disso aponta para umas com folhas grossas, cheias de picos:
- A Menina, não me quer dar umas letchugas? São boas para os coelhos...

Não faço a mais pequena ideia do que são Letchugas, mas digo logo que sim, que lhas dou, em forma de explicação e enquanto arranca uns verdes que para mim não passam de plantas que crescem sem autorização e matam a minha pobre relva, diz-me que as Letchugas são boas para coelhas que estão a amamentar porque fá-las produzir mais leite. Com dois sacos cheios agradece e despede-se.
Volto ao trabalho.

Quando já estou fora da porta, pronta para me ir embora, vejo o Sr Gomes do outro lado da rua que em voz bem alta me diz:
- Os coelhinhos hoje adormeceram de barriga bem cheia!
Rio-me e desejo a todos uma boa noite.

No comments: