Sunday, October 29, 2006

Porto • Portugal Faxion



Depois de uma luta interminável entre o cansaço da noite anterior e a vontade de aproveitar o sol e o calor que estavam lá fora, consegui sair da cama, o crédito não é todo meu mas um telefonema que envolvia uma ida ao Portugal Fashion ajudaram.
O grupo não estava completo mas aguentou-se bem e manteve o nível que um evento destes requer :)

"Moda'r Mentalidades" - Olhe desculpe, não percebi!
Supostamente esta iniciativa pretende mudar mentalidades, sensibilizando o público e integrando pessoas portadoras de deficiências no mundo da moda, e até seria uma boa iniciativa não fosse o bando de pseudos que só pensa em aparecer em algum lado e acha "giríssimo e supé fáxen, estar ao lado de... bem... def... erm... deles..."

Só para terem noção do panorama: Jorge Pereira (para quem não se lembra, é aquele tipo insuportável que acha que tem piada e faz imitações - o verdadeiro macaquinho de imitação), Picolé (????? uma rapariga que ganha a vida vestida de palhaça na “Praça da Alegria”), Zé Manel (Quim Tostas para os amigos, vocalista dos Fingertips para miúdas com menos de 13 anos), Aurora Cunha (nem tenho palavras), 2 miúdas dos "Morangos com Açucar" (uau...), Sónia Araújo (.)(.), Mónica e Rubim (they live!), etc...
O público aplaudia mas ficava no ar um som de caridade "coitadinhos pobrezinhos" que a mim me enoja. What a freakshow!!

Uma das miúdas que desfilou era fantástica, Miss Surda 2006 (sem comentários), mas que eu me lembre para se ser modelo não é preciso falar ou ouvir, porque não apostar numa verdadeira integração e deixá-la desfilar como uma manequim em vez de dar ênfase ao facto de ser surda? Miúdos com Trissomia 21 são extremamente sensíveis e expressivos, para quê coreografias forçadas ao lado de imbecis? Uma rapariga cega, lindíssima, estava acompanhada de um cão guia, ora aí está uma boa ideia para um desfile, modelos cegos com cães guia, sem parvos, sem vips, sem artifícios. E já agora com roupas bonitas desenhadas por bons designers s.f.f.

Quanto aos jovens criadores, fiquei bastante desiludida, tirando 2 criadores (Cristina Miguel e Filipe Trindade) o resto não passou de um pastiche de coisas mais que vistas, algumas, colecções dignas do C&A.


And now for something completely different...



O estádio estava a abarrotar e eu como bom sócio, sim porque para ver o FêQuêPê jogar eu transformo-me num tal de João :), nem sabia onde era o meu lugar anual!
Perdoem-me os amantes do esférico pelas gafes que poderão aqui ser cometidas.
Depois de umas voltas conseguimos encontrar os lugares, entre 1 rapaz com cara de poucos amigos e outro com um ar mais simpático que, mais tarde, se veio a revelar como o nosso informador!

O jogo começou em grande, com 2 golos antes do final da primeira parte, mas isso não impediu a nossa vizinha da frente de gritar impropérios aos jogadores do Benfica, à meia dúzia de adeptos que acompanhou a equipa visitante, ao árbitro e a respectiva progenitora. O pai que se encontrava ao seu lado devia estar inchado de orgulho com a sua Soraia. Nós também!

Já na segunda parte, o Porto parecia ter adormecido, mas a nossa bancada estava ao rubro, entre demonstrações de grande perícia e domínio do design aeroespacial e gritos irritados da Soraia, o Benfica mostrou que estava mais acordado que a equipa da casa e lá veio o 1º golo da segunda parte. Perto do final, mais um golo dos adversários e o empate fez com que o nível de inquietação da nossa amiga subisse em conjunto com o de toda a vizinhança e só acalmou para um festejo eufórico quando Bruno Moraes marcou o golo de uma vitória bem sofrida.
O desporto tem destas coisas, por isso é que eu não pratico coisa nenhuma!

É claro que a noite não ficou por aqui, perdemos momentaneamente a Shakira e contacto com o resto do mundo mas encontramos o Sr. da Corneta que com imensa paciência tocou uma série de pequenos trechos enquanto à sua volta se desenrolava uma sessão fotográfica digna do Portugal Fáxion!

E a pedido de muitas famílias aqui fica uma pequena referência à grande Tosta-Tropical-Palace-Ver :)

Acabámos a noite entre grandes cantorias e alguns passos de um filme do Jackie Chan.

Agradecimentos:
Patripeirinha, João, Sr. da Corneta, Porteiro, chocolate de laranja e Vanilla Ice.

3 comments:

Anonymous said...

a malta ganha milhas por postar aqui? Tipo Frequent Flyer? Permites checking telefonicking?

João Tomaz said...

Passei o fds no Porto e fui ao jogo. Não éramos assim tão poucos quanto isso. Vi o jogo numa bancada de sócios do porto e quando foi o nosso segundo golo, levantei-me sem grandes exuberâncias e vi muitas dezenas de pessoas a fazerem o mesmo.
Quanto ao pt fashion, fui ao Act no sábado e vi inúmeras pseudo-vedetas... tudo tão ôco, vazio... enfim, se formos a ver bem, eles não são os culpados, mas antes quem alimenta aquele circo, basicamente quem compra o género de revistas que lhes dá protagonismo.

Ms D. said...

Não recebes coisíssima nenhuma! O belogue é meu e eu faço o que eu quiser!

Checking telefonicking???? Do I look bothered? Am I bothered? Do I look bothered? Do I look bothered?