Sunday, May 31, 2009
Wednesday, May 20, 2009
Tout est prêt
© Centro de Pesquisa Teatral - Antunes Filho
3 histórias, caracterizadas ao pormenor, diálogos perfeitos, personagens maravilhosamente decadentes.
Há uma que fica, a do meio... Bibelô de estrada...
Uma mulher, presa a sonho maior do que aquele a que tem direito, numa ilusão alimentada por uma figura masculina, sem futuro, que a cega com promessas.
"Prêt-a-porter (colectânea)"
Saturday, May 16, 2009
Friday, May 15, 2009
Scrooge you
Não é bem uma "coisa de gaja" mas como somos nós que temos que lidar com o assunto achei bastante propositado etiquetar esta bagagem assim.
Em conversa com um amigo (gajo) de longa data descobri Desculpas Para Evitar Compromissos usando:
O Fantasma da relação passada:
"Sabes, saí agora de uma relação complicada e tal e coisa, portanto prefiro viver agora a vida dia-a-dia..."
O Fantasma da relação presente:
"Hoje estou bem, amanhã logo se vê..."
O Fantasma da relação futura não existe porque se evitou com os 2 fantasmas anteriores!
Thursday, May 14, 2009
Bairro II
Um cheiro nauseabundo invade a rua, com especial incidência na mercearia do costume.
A fossa, coisa que se esperaria extinta nos dias de hoje, está a ser esvaziada neste preciso momento.
Uma senhora de nariz arrebitado queixa-se de um modo nada condizente com a sua saliência snobe e o dedo mindinho espetado fora da alça da carteira.
Pouco depois entram dois senhores de idade avançada que sentido o odor óbvio e vendo as queixas da outra estampadas na sua cara dizem:
- Epá! Cheira-me a... a tangerinas!
- É! deve ser ali das cebolas...
Por momentos todos se esquecem do cheiro e riem-se com o disparate, todos, menos a senhora.
Wednesday, May 13, 2009
Bandidos
Sem reparar piso o aviso dos CTT.
Esteve à porta mas agora está na estação mais próxima, é para mim e vem de uma sigla que não reconheço. Mais umas amostras de papel? Não tenho tempo de a ir buscar...
No dia seguinte o papel branco e vermelho, agora com uma sola marcada, deixa-me em pulgas, mesmo que sejam amostras de papel adoro receber correio. Antes de ir para o escritório, a primeira coisa que faço é passar e apanhar a caixa de cartão castanho sem qualquer evidência do que me espera. Dentro, um embrulho azul com um pequeno cartão, é dos meninos Ls (os bandidos!!!) e um livro musical, tema de uma conversa com a menina L, uns dias antes!!
Foge Foge Bandido • Manuel Cruz
Tuesday, May 12, 2009
A-way
Fico mais uns minutos que depressa se tornam em horas, mesmo sabendo que a noite está mais curta, o dia seguinte mais longo e pesado não quero voltar já.
Durante anos encontrei nitidez nas estradas vazias, conduzia por conduzir, chegar a casa muitas vezes implicava passar por outras cidades, desta vez já não me restava assim tanto tempo mas no cruzamento que ditava dois caminhos possíveis, escolhi o mais longo.
Calm, calm down
You're exhausted
Come lie down
You don't have to explain
I understand
Come To Me • Björk
Santinho
O meu poiso certo das terças-feiras, pela hora do jantar, é no pombal agora transformado num ninho maior com a expectativa do novo borracho.
O pombo pai sai para o seu futebol e o resto das pombas vai pousando na cozinha enquanto se prepara o repasto. Piando sobre os acontecimentos da semana o jantar continua pelos assuntos mais ou menos sérios acabando sempre nos menos sérios, os desta semana incluíram maletas rojas e o desagrado unânime na arte do strip masculino...
Mas a grande novidade foi um pequeno filme 3D do borrachinho mais perfeitinho do mundo (desculpem-me os inhos seguidos mas apesar de tudo estas coisas de raparigas puxam sempre pelo meu lado emocional) e a pomba mãe apresentar agora uma barriga em condições!
flight by Ms D. at 21:49 4 passengers
Monday, May 11, 2009
De pequenino
é que se dá o mico.
A embalagem é colorida e convidativa, as bolachas cheias de cereais e suplementos vitamínicos, com formas de caras engraçadas.
Estava tudo a correr na perfeição mas, eis que chega o senhor-que-dá-nomes (certamente faz uns biscates numa casa de má fama, tele-marketing para um número de valor acrescentado ou morre de amores pelo Mico da Câmara Pereira), olha para o produto final e uma luz faz-se sobre a sua cabeça (sem dúvida que foi sobre, se fosse dentro tinha saído algum nome em condições), que mais poderia resultar junto a "Cacau"? Micos!!! Claro!!!!
Depois não que estranhem quando, um dia destes, o vosso filho ou a filha chegar a casa a dizer que o menino(a) Y lhe deu um Mico!